A casa MIMA começou com a intenção do planejamento de uma moradia que correspondesse diretamente ao estilo de vida das sociedades contemporâneas. Como a arquitetura pode se adaptar às ambições e às velozes mudanças cotidianas de uma crescente sociedade exigente e bem informada? O escritório MIMA architects pesquisou durante anos para desenhar um produto que fosse rapidamente construído, flexível, leve e barato ainda que de boa qualidade, envolvido por um design fino e encantador.
Motivação
Fundamentalmente, MIMA responde ao sonho moderno de um design fino e sofisticado e espaços abertos iluminados, lançando no mercado imobiliário uma moradia dos sonhos de 36m² que custa o mesmo que um carro de médio padrão.
Inspiração
O conceito de MIMA é essencialmente inspirado na casa tradicional japonesa, o perfeito paradigma de leveza, flexibilidade, conforto e linhas harmoniosas. A ordem contida de suas partes construtivas estandardizadas surgiu para MIMA architects como uma marca de uma cultura profundamente enraizada, que se confirmou por séculos e que facilmente se adapta a qualquer novo empreendimento.
MIMA utiliza métodos pré-fabricados de construção, o segredo de sua produção rápida e custo baixo. Da mesma forma, a construção da casa tradicional japonesa de pilar e viga poderia ser considerada inerente a um sistema de pré-fabricação: foi baseada no espaçamento regularizado das colunas conhecido como o ken, os elementos de vedação que são as telas shoji, os painéis fusuma e os tatames, pré-fabricados por artesãos em diferentes locais do Japão; logo, todo o sistema poderia ser pensado quase como peças de um quebra-cabeça.
Flexibilidade/Mutabilidade
A casa MIMA consiste em uma planta quadrada de estrutura em pilar e viga, completamente envidraçada em todas as fachadas, subdividida em quadros de madeira modulares de 1,5m x 3m. As casas MIMA são acompanhadas de painéis extras de compensado que podem ser substituídos tanto interna como externamente à construção, para a mudança de qualquer janela por uma parede em uma questão de segundos.
O interior é definido por uma malha regular de 1,5m cujas linhas intermediárias criam intervalos para que as paredes internas possam ser adicionadas quando necessário. Mais uma vez, em questão de segundos, um espaço subdividido pode ser transformado em um espaço aberto ou vice-versa. Além disso, cada lado das paredes internas e externas podem ter acabamentos e cores diferentes, o que permite uma mudança brusca através da simples rotação de um painel. Além de seus métodos estandardizados de construção, as casas MIMA podem ser customizadas em tantos parâmetros que se torna difícil encontrar duas casas iguais.
Interface
As casas MIMA podem ser testadas e customizadas a qualquer momento no www.mimahousing.pt. Um software 3D desenvolvido pelos arquitetos do escritório e por engenheiros em informática permite um reconhecimento do terreno desejado para a implantação através do Google Earth e cria um modelo 3D automático para uma percepção realista da casa e do local. Este software possibilita um passeio pela casa e auxilia na definição dos acabamentos arquitetônicos como paredes externas, divisórias internas, materiais e cores.
Texto disponibilizado por MIMA Arquitectos.